quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fim do verão

No cavilam, a maioria dos estudantes vieram à França para estudar em uma das grand écoles (escolas de engenharia), e, segundo o calendario da maioria das escolas, eles tinham que estar essa semana em suas respectivas faculdades. Assim, a semana passada foi uma semana praticamente de despedidas. Embora eu conhecesse a maioria das pessoas a no maximo um mes, eu as via todo o dia. E é estranho tentar imaginar quando eu as verei de novo, e perceber que com certeza não sera tão rápido.

Na segunda fizemos o futebol de despedida. Estava lotado de brasileiros, o que não é de se estranhar. Jogamos por umas 2 horas, e o sol estava muito quente! Mesmo no Brasil é dificil sentir um calor como aquele. Chegou a fazer 40 graus. Vichy bateu o recorde de cidade mais quente na França.

O calor ainda continuou por todo o início da semana. Devo ter ficado mais moreno aqui do que a muito tempo não ficava no Brasil. Mas chegando quase no fim-de-semana o tempo começou a mudar. Deu pra perceber muito bem que não estavamos mais no verão.

Teve a última soirée na sexta, que durou mais que o habitual, e durante todo o fim-de-semana tinha coisas pra fazer. Acabei andando muito. Todos queriam aproveitar seus últimos dias em Vichy.

Conheci uma galera bem legal aqui em Vichy. Essas 5 semanas foram muito boas! Surgiram historias e lugares que fizeram valer a pena. Espero, de verdade, toda a sorte pra todo esse pessoal. Que eles aproveitem muito aqui na França.


Na segunda o Cavilam estava deserto. Praticamente todos já tinham ido. O programa cultural, que antes era repleto de atividades, agora esta bem pequeno. No entanto, estamos conseguindo arranjar várias coisas para fazer.

Comecei a praticar remo. Depois de um tempo meio perdido dentro da água consegui fazer o barco ir para a direção certa. Consegui ir até uma ponte e voltar. É bem legal, mas cansativo. Espero que amanhã não chova, quero muito ir de novo.

2 comentários:

  1. A história de todos em Cavilan é muito parecida. Estrangeiros, estudantes de engenharia, bons alunos em seu próprio país, distantes da família, cursando um intensivo de francês para aprimorar aquela que vai ser a língua oficial por mais de um ano. Com certeza, isso aproximou vocês e esse tempo ficará guardado na memória de cada um. Aproveitem os diversos recursos disponíveis hoje e procurem manter contato.

    Então o friozinho está chegando hein... hehehe... eu sabia!! Espero que não chova nos próximos dias para suas aulas de remo serem bem legais!

    Beijos
    Suleima

    ResponderExcluir
  2. Vidão, hein!!!
    hehehehe
    Mas... o importante é o cardiovascular!
    Aproveite bastante!!
    Nelson

    ResponderExcluir