sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Semana em Paris

Um piscar de olhos e praticamente metade das férias já passaram. Tentei aproveitar essa primeira semana de férias pra conhecer melhor Paris. Esta começando a ficar bem frio aqui. Ainda não esta nevando, o que é um pouco estranho para essa época do ano, mas segunda feira, quando saimos da Supélec, umas 10 e meia da manhã, as poças de água que estavam na rua estavam congeladas.

Segunda-feira fiz o Navigo, passe que da direito a utilisar todos os transportes publicos de Paris por uma semana. De tarde finalmente fui conhecer o Louvre. E realmente ele é gigante! São 4 andares com os mais variados tipos de obras de artes.

Tem uma parte dedicada as antiguidades egipcias, onde alem de terem esfinges e colunas gigantes, eles trouxeram uma pequena capela do Egito. Outra parte é dedicada a esculturas gregas. Uma outra para antiguidades orientais, como o codigo de Hamurabi. Sem contar os milhares de quadros existentes.

Ficamos uma tarde inteira, não chegamos a ir no ultimo andar, não passamos por alas inteiras dos outros andares, mas mesmo assim, vimos muitas coisas, e elas eram incriveis.

No outro dia, como a maioria dos museus estavam fechados, resolvi ir até o Musée d’Orsay. Parece que eu não tinha sido o unico a ter essa idéia. Logo que cheguei na porta e vi o tamanho da fila desisti de ver esse museu naquele dia. Fui comprar minha mochila pra viagem, e voltei pra Supélec.

Assim que chego na Supélec encontro o Janailson, o Raphael, e um amigo do Janailson que veio passar as férias aqui em Paris, que também se chama Raphael. Eles tiveram a idéia de ir patinar no gelo. Fomos para Paris. A gente acabou descobrindo que tinha uma pista de patinação no gelo bem em frente ao hotel de vile. Depois de enfrentar uma fila bem grandinha, conseguimos entrar. Demos muita sorte, fomos praticamente os ultimos a entrarmos; já estava meio tarde e eles já estavam fechando.

O engraçado é que quando tem uma pista de patinação no gelo no Brasil, ela é em um lugar todo fechado que fica refrigerado o tempo inteiro. Aqui, a pista era à ceu aberto, e a parte fechada é aquecida, que é o lugar onde a gente troca o tenis pelo patins.

Depois de ficarmos uns 45 min se equilibrando em cima dos patins, fomos para um barzinho ficar conversando.

Quando saimos, fomos até a estação de trem mais perta, que já não era tão perto. Mas o ultimo trem já tinha saido, então teriamos que pegar o onibus noturno. Esses onibus passam de uma em uma hora, o proximo ia passar em uns 10 minutos, mas o ponto mais perto ficava a um pouco mais de 1 kilometro. Fomos correndo pra tentar não perder aquele onibus.

Quando chegamos no ponto, o quadro dizia que o proximo onibus ia passar em 57 minutos, o que significava que tinhamos perdido o outro por muito pouco tempo. Mas felizmente, o onibus estava atrasado, e ele na verdade ainda não tinha passado. Pegamos ele, e depois fizemos uma bela caminhada até a Supélec. O Raphael, amigo do Janailson, constatou uma coisa que eu já sabia faz um tempo, a gente mora longe.

Na quarta-feira de tarde, resolvi ir de novo tentar ver o Musée d’Orsay. Eu estava na metade do museu. O ultimo andar parecia o mais interessante, com obras impressionistas, como do Monet e do Renoir. Eu estava na entrada de uma sala do Van Gogh quando um alarme começa a tocar. Uma voz no alto falante fica repetindo que encontraram uma mochila abandonada no museu, que o dono devia se dirigir a equipe de seguranças, e que o museu deveria ser evacuado. Vou pra entrada do museu, e fico observando os seguranças tirarem os resto das pessoas do museu. Como estava ficando tarde, e eu não sabia quanto tempo aquilo ainda ia demorar, resolvi de novo deixar para ver o Musée d’Orsay em outro dia.

Fui então pra Champs Elysée. Ela estava toda enfeitada por causa do Natal, e na calçada tinha uma fileira de casinhas vendendo varios tipos de comida. Comprei umas castanha e fui encontrar um pessoal que estava no topo do Arc de Triomph.

Amanhã vou pro aeroporto, pra no sabado de manhãzinha pegar o  avião para Londres, para a segunda e ultima semana dessas férias que estão sendo rápidas mais muito boas.

Acredito que esta deva ser a ultima postagem desse ano, então para todos um feliz natal, e um excelente 2012!

2 comentários:

  1. O passeio aos museus devem ser fora de série! Sua primeira semana de férias foi muuuuto bem aproveitada mesmo... até com emoção extra de ameaça de bomba :D

    Boa viagem!!! (de novo??? ;)))

    FELIZ ANO NOVO!!!!!

    Beijos
    Suleima

    ResponderExcluir
  2. Kenji,

    Que bom que você está aproveitando Paris. Muitas vezes tem coisa boa do nosso lado e a gente nem percebe. Com certeza a Suleima vai te pedir um roteiro de passeios aí da cidade. Vê se não coloca muitos museus nessa lista, hein! hehehehe

    Feliz 2012 pra você!!! Que seja mais um ano de muito sucesso e novas descobertas.

    Te procurei no réveillon de Londres pelo noticiário mas não te encontrei... Onde você ficou?

    Abraços,

    Nelson

    ResponderExcluir