quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Reino Unido - Parte 1 - Ida, Natal, Boxing Day

Sexta-feira, 23 de dezembro, saimos umas 9 da noite da Supélec. Eu estava com uma mochila gigante, de 70 litros, nas costas, e tivemos que fazer o trajeto até o ponto de onibus embaixo de chuva. Eu, o Fernando, o Janailson e o Raphael iamos para o aeroporto de Orly, para irmos passar a nossa segunda semana de férias em Londres. Tinhamos alugado um apartamento de uma menina da Supélec que esta fazendo o terceiro ano dela em Londres, e que ia voltar para a França para passar as férias de inverno.

O avião que iriamos pegar só sairia no dia 24 pela manhã. Mas como era bem cedo, não conseguiriamos chegar ao aeroporto a tempo, e portanto tinhamos decidido ir para o aeroporto na noite anterior. Ficamos jogando baralho e conversando até tarde, mas na hora de dormir, as cadeiras estavam bem desconfortaveis.

Depois de uma noite mal dormida, fomos fazer o check-in e eu e o Raphael tivemos que despachar nossas mochilas, pois elas estavam muito grandes. Na viagem de ida isso não foi um problema, mas na viagem de volta, como iamos voltar por uma empresa low-cost, nos teriamos que pagar se fossemos despachar alguma mala.

Chegamos em Londres, e depois de esperarmos duas horas em uma fila para passarmos pela imigração, fomos para o apartamento. Ele não ficava exatamente no centro de Londres, mas tinham duas estações do tube (o metro de Londres) bem pertos.

Fomos fazer as compras para a nossa ceia de Natal, e o almoço e janta do dia 25, já que pelo tinhamos visto, tudo em Londres fechava no Natal. No Natal nem o metro funciona, o que significava que teriamos que passar o dia pelo apartamento mesmo.

Todos tinhamos tanta habilidade na cozinha que foi dificil escolher o que iriamos fazer. No final acabamos decidindo em fazer uma macarronada mesmo. Procurei em varios mercadinhos mas não consegui encontrar creme de leite para por no molho.

Para lembrar um pouco mais o Natal no Brasil, compramos castanha de caju. Eu sabia que aquele ia ser um Natal bem diferente de todos os que já tinha passado, mas para deixar as coisas um pouco mais pareceidas, comprei algumas cerejas também; e como não tinha achado lichia, acabei comprando um suco de lichia.

Ceiamos tarde, já passava e muito da meia noite. De sobremesa tinhamos comprado uns cupcakes que estavam muito bons. Depois de ficarmos um bom tempo conversando consegui ligar para os meus pais pelo skype.

 Verdade que é bem estranho passar o Natal fora de casa. Pela primeira vez em vinte e um anos não passar o Natal com os meus pais. Mas foi muito bom poder falar com eles. E foi tão legal ver as fotos que eles colocaram no face, e poder falar com todos que estavam reunidos lá em casa no Brasil. Eu falei até com a Lari, que não estava lá.

No outro dia acordamos tarde. E vimos o grande contraste que existe na Europa entre o verão e o inverno. Enquanto em Vichy escurecia quase 10 da noite, na Inglaterra um pouco depois das quatro já estava bem escuro.

Quando estavamos preparando a janta algo inusitado aconteceu. Estavamos eu e o Janailson na cozinha, preparando os steak haches, quando um alarme começou a tocar bem alto dentro do apartamento. Era o alarme de incêndio. Na hora pensei em toda a confusão que poderia dar, nos bombeiros chegando, a galera correndo do predio e tudo o mais. Então, desligamos o fogão, ligamos no maximo a coifa, e fechamos a porta da cozinha. O alarme parou de tocar. Descobrimos que toda vez que fossemos cozinhar, a porta da cozinha tinha que ficar bem fechada que não haveria problemas.

Ficamos o resto do dia fazendo o roteiro das coisas que iriamos ver em Londres e na Escocia.

Dia 26, era o Boxing Day. Algumas coisas de Londres ainda ficavam fechadas. E teve uma greve no metro. Em todo o centro de Londres, o metro não estava funcionando. Tivemos que descer bem longe, e pegamos um onibus para ir até Westminster.

Andamos naqueles famosos onibus londrinos de dois andares, e no caminho, pegamos um transito muito grande. Tinham varias pessoas na rua indo para um jogo do Chelsea.

Conhecemos a badia de Westminster, o parlamento e o Big Ban. Eles ficam bem proximos um do outro. Atravesamos a ponte, e fomos até o London Eye. Compramos um pacote, para ir no London Eye e no museu de cera da Madame Tussaud. Nesse dia fomo apenas no London Eye. Se parar pra pensar que estavamos pagando tudo aquilo para ir em uma roda gigante, o preço é bem caro; mas a vista de dentro dele é incrivel. Ele fica nas margens do Tamisa, e a visão do rio, do parlamento e do Big Bang é perfeita. Sem contar que ele é bem alto. Você só tem direito a dar uma volta, mas ela demora quase meia-hora.


Já estava escurecendo, mas ainda passamos pela porta do War Room (sala em que o Churchill ficava durante a época da guerra; estava fechada por causa do Boxing Day), pelo St Jaimes Park, e no palácio de Buckingham. Era perto, e deu para fazer o caminho a pé. No caminho encontramos vários daqueles orelhões bem londrinos.

Atravesar a rua em Londres é algo bem peculiar. Como todos os carros andam na contramão, quando eu ia atravessar eu nunca sabia direito para que lado tinha que olhar. Sem contar que na maioria das vezes eu olhava primeiro pro lado que eu não queria. Isso deve ser até que um problema constante, depois eu percebi que na maioria das faixas de pedestres tem escrito no chão falando para que lado deve-se olhar.

Voltamos até a Trafalgar Square, onde tinha um relogio marcando o tempo que falta para começar os jogos olimpicos em Londres.

Depois fomos jantar em um restaurante bem legal, e pegamos um onibus para ir até a estação de onibus, onde pegariamos um onibus noturno. Iamos para a Escocia.

2 comentários:

  1. Para nós tb foi um Natal muito diferente sem vc por aqui. Nem compramos tanto panetones... hehehe Ficamos planejando a foto... todos queriam estar presentes...ufa! foi difícil! Aula, trabalho, estágio... mas conseguimos em tempo e curtimos muito esse momento! É bom saber que vc gostou!
    Embora vc não estivesse aqui, várias vezes seu nome foi lembrado... e quando nos falamos via Skype, ficamos muito, muito, mas muito felizes mesmo!

    Beijos
    Suleima

    p.s. já imaginou eu atravessando as ruas por aí? :))

    ResponderExcluir
  2. Kenji,
    Realmente estamos sentindo muito a sua falta. A mamãe, então, nem se fala...
    Foi muito bom falar com você no Natal, através do Skype. Todos estavam muito animados em te ver e em falar com você.
    Vejo que aproveitou bem sua viagem na Inglaterra. Também quero fazer o mesmo! Mande-me, urgente, passagem de avião e reserva no hotel. huahuahua
    Abração,

    Nelson

    ResponderExcluir