domingo, 8 de janeiro de 2012

Reino Unido - Parte 2 - Escocia e Londres de novo

Saimos de Londres segunda de noite, e depois de dez horas, chegamos em Edinburgh. Existe uma empresa de onibus, a Megabus, que faz trajetos à preços muito baratos. Fizemos bastante das nossas viagens nessas férias com eles.

Quando chegamos em Edinburgh o sol ainda não tinha nascido. Andamos pelas ruas vazias até encontrar-mos um lugar aberto para tomar café. Comemos bem, pois sabiamos que o dia seria longo,  e quando saimos de lá fomos para um morro de onde se tem a vista de toda a cidades, o Calton Hill.

Tinham algumas construções lá, como um obelisco, um monumento e um antigo canhão. Por ser em um lugar bem alto, a vista é bem legal. É possivel ver um castelo bem famoso em Edinburgh, que iriamos mais tarde; e do outro lado dava para ver um pedaço do mar.

Depois de descer a colina, atravessamos uma ponte para chegar no centro velho de Edinburgh. Naquela rua principal, bem antiga, feita de paralelepipedos, no meio dos edificios com aquela arquitetura antiga existiam duas igrejas. Ambas com a fachada bem bonita.

No final da rua, que começava a subir, estava o antigo castelo de Edinburgh. Na verdade existe ali bem mais que um simples edificio, é uma pequena cidadela, envolta por um muro, numa posição estratégica alta, com um grande prédio no meio, naquele estilo bem medieval. No patio na frente do castelo, existem varios marcos, em homenagem a soldados que serviram a Escocia.Um dos tumulos, veriamos a saber mais tarde, era do sargento que capturou o estandarte da França na batalha de Waterloo. A banderia original, com o mastro o brasão e tudo mais, esta em um dos museus dentro do castelo.

Ficamos umas quatro horas no castelo, ele era gigante! Várias das casas abrigavam agora diferentes tipos de museus, como o do regimento dos Scots Dragoons.

No centro do castelo, o edificio mais alto era um prédios que servia como memorial para os mortos nas duas grandes guerras. Faltam palavras pra descrever aquele lugar. Existem varios paineis e pinturas la dentro, e muitos, muitos livros, bem grossos, com os nomes das pessoas que morreram pela Escocia. Você ouve falar que aquelas guerras foram importantes, que foram grandes, que muita gente morreu, mas eu não fazia idéia do jeito que elas tinham deixado marcas em um pais.

Ao meio-dia, no patio central teve uma pequena apresentação. E um fato curioso, é que todo dia, a uma hora da tarde, um canhão que esta no castelo é disparado.
  
Logo ali na saida tem uma loja muito legal, com varis espadas, escudos e elmos. O mais interessante é que você pode provar alguns dos objetos.

Ali, bem perto do castelo, também fica a Scotch Whisky Experience. No passeio por lá aprendemos um pouco mais sobre o scotch, que é o whisky produzido na Esocia. Tivemos uma pequena aula sobre a diferença entre os maltes, o que é um blended, e todo o trabalho envolvido na fabricação de um bom whisky. No final teve uma pequena degustação, e conhecemos uma coleção gigante, que foi feita por um brasileiro, e contava com mais de três mil garrafas, algumas bem antigas.

Pela cidade, encontramos algumas pessoas usando kilt e tocando a gaita de folio.

Quando fomos para Glasgow já estava escuro. O onibus para lá demorou pouco mais de uma hora e meia. Chegando lá demos uma pequena volta pela cidade. Uma rua, que acredito que é a principal, tinha várias lojas e estava bem cheia. Estava tendo um festival chamado Glasgow on Ice, que tinha um pequeno parque de diversões, uma pista de gelo e algumas barraquinhas. Ficamos por lá até a hora de pegarmos o onibus para voltar à Londres. Verdade que não achamos muita coisa para fazer em Glasgow, mas chegamos meio tarde, e não ficamos muito tempo também.

Depois de mais uma noite dormindo em um onibus, chegamos de volta a Londres. Tomamos um café na Starbucks e fomos para a St Pauls Cathedral. Ela tem uma arquitetura bem bonita é parece que tem um certo significado historico para a cidade.

De lá fomos até a Tower of London, que é uma antiga fortaleza, e que fica ao lado da Tower Bridge, uma ponte bem famosa.


Depois, fomos até o museu de cera da Madame Tussaud. Ficamos muito tempo lá. O lugar é gigante e ficamos nos divertindo tirando as fotos com os bonecos de cera que tem lá.




Bem perto do Madame Tussaus fica a Baker Street, famosa pelos livros do Scherlock Holmes. Tem uma estátua em homenagem a ele e também um museu. As paredes do metro tem vários desenhos em homenagem ao Sherlock Holmes também.

Demos uma outra passada no palácio de Buckingham, para ver ele de dia, e a acabamos pegamos o final da troca da guarda. E finalmente, depois de três dias, voltamos para casa.

2 comentários:

  1. D+ a viagem à Escócia! Castelos medievais, heróis nacionais, kilt e gaita de folio... Gostei da foto do cavalheiro medieval! =DD

    Falando em fotos... as do Museu Madame Tussaud :))) adorei! Já como Scherlock Holmes me deixou boquiaberta... Vc se achou parecido com alguém? - não estou falando do Scherlock... claro! ;)

    Estou adorando viajar com vc!!!

    Beijos
    Suleima

    ResponderExcluir
  2. É, realmente, viajar também é cultura.
    Vejo que está aprendendo muita coisa e aproveitando bastante.
    Serão ótimas recordações para o futuro.
    E, mesmo visitando esses lugares novamente, essas lembranças ficarão gravadas para sempre, e nunca será a mesma coisa.
    Fico muito feliz por você.
    []s,

    Nelson

    ResponderExcluir