segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Inicio do terceiro ano


Parece que faz muito tempo desde a ultima vez que eu escrevi aqui. Talvez por que faça mesmo, mas também muitas coisas aconteceram nesse tempo. Meu estagio acabou, tive dois dias de férias, e as aulas começaram.

O estagio acabou dia 7, sexta, quando já estava tendo a semana de integração. Foi difícil conciliar as festas com o estagio, mas nas horas de ônibus entre a Supélec e o trabalho eu dormia como um bebe, o que ajudou bastante; tirando o fato de eu ter quase perdido a parada algumas vezes. Nessa semana a maioria dos brasileiros novos chegou na Supélec. Se antes já tinham vários, agora parece uma invasão, quase triplicou o numero.

Passou um fim de semana, mais segunda e terça para descansar um pouco, e quarta, dia 12 de setembro, recomeçaram as aulas. No terceiro ano, somos separados por Majeurs, que foram escolhidas no fim do ano passado. Eu estou fazendo AS (Automatique Systèmes, algo como Automação e Controle, o mesmo curso que eu fazia na Poli).

O legal, é que em AS existe a possibilidade de fazer um master recherche em paralelo. Com esse master, no final do curso eu ganho mais um diploma. No entanto, durante esse ano eu tenho que fazer matérias a mais, e encher ainda mais a grade da Supélec pode não parecer uma boa ideia. De toda forma, eu resolvi fazer o master recherche MAS (Mecânica aeronáutica e espacial) que é em conjunto com a ECP (Centrale Paris), o que quer dizer que tem dias que eu vou ter aulas lá.

Logo nos primeiros dias de aulas, deu pra lembrar como é o espirito da Supélec: algo bem intenso. Ainda mais que por causa do master eles concentraram vários laboratórios nas primeiras semanas. Semana passada eu tive aula praticamente todo dia à tarde, duas vezes na ECP, e dois laboratórios, o que não era normal ano passado. No entanto as aulas estão bem mais interessantes.

As matérias do master parecem meio complicadas também, ainda mais que a gente vai ver bastante coisa sobre mecânica dos fluidos, coisa que eu apenas tinha visto na minha época de biênio da Poli, e bem superficialmente. Mas pelo menos o pessoal de AS parece ser bem gente boa, e eu já consegui caronas para ir e voltar quando tivermos aulas na ECP. O que já é muito bom, porque a ECP é meio longe, e sair da Supélec, pra ir pra qualquer lugar que seja, nunca é fácil.

2 comentários:

  1. Imagino como este ano vai passar rapidinho pra vc, com tantas atividades! Mas é isso! Vc está certo! Aproveite ao máximo as oportunidades que se apresentarem. Fico feliz por vc está cumprindo o propósito da sua viagem!

    Um beijo
    Suleima

    ResponderExcluir
  2. Esse é meu filho!!
    Parabéns, Kenji.

    ResponderExcluir