segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Férias?!

Quando julho começou, deu para sentir chegando também o verão acompanhado das férias.

Esse ano, eu passei a Queda da Bastilha, 14 de julho, em Toulouse. Não esperava nada comparado com Paris, que ano passado foi magnifico, apesar das dificuldades que tivemos para voltar para casa. Mesmo assim, aqui em Toulouse tinha uma multidão comemorando. Todas as ruas perto de Jean Jaures estavam lotadas de gente, e os fogos, que foram soltos a partir da midiateca, foram bem bonitos. Acho que esse é o feriado mais importante para os franceses. Ele me pareceu bem celebrado em todo o canto.

Uma coisa engraçada que da para notar bastante na França é como as cidades esvaziam na época de férias. Paris durante os meses de julho e agosto, mesmo com a grande quantidade de turistas, é mais calma. Em Toulouse então, famosa por ser uma cidade recheada de estudantes, a comparação fica ainda mais evidente.

Você começa vendo menos pessoas na rua, uma pessoa ou outra sai de férias no escritório. De repente, as entradas e saídas do metro parecem vazias. Aquelas pessoas, vestidas ou de azul, ou de verde, ou de vermelho, que ficam na porta do metro, distribuindo aqueles jornais gratuitos que são ótimos para se ler no ônibus quando se acordou atrasado e se esqueceu de pegar um livro; até elas estão de férias.

Os horários dos ônibus mudam e eles demoram mais tempo entre uma passagem e outra. E então, um dia, eu me vejo praticamente sozinho na Airbus. Até mesmo no meu apartamento os meus colocs estão indo embora.

É, todos estão saindo de férias. Na verdade, quase todos, por que eu como estagiário não tenho direito a férias. Pelo menos, com essa calma toda, o restaurante, normalmente lotado ao meio dia, fica muito mais vazio. E no ônibus até da para voltar sentado algumas vezes.

Mais, finalmente, o inverno realmente foi embora. O calor aqui é bem grande, ainda mais que normalmente faz bastante sol. Às vezes caem umas tempestades bem fortes, mas elas são relativamente rápidas.

Além disso, o verão deixa a cidade com um clima particular; tudo parece mais alegre. De noite, ainda existe aquele resquício do forte calor do dia, mais o ar já está bem mais arejado. Caminhar pelas pequenas ruas de Toulouse é algo bem legal nesse momento. A prefeitura de Toulouse aproveitou essa hora especial do dia e organiza todas as noites um show de luzes no Capitole, o prédio da prefeitura.

A cada meia hora, por 15 minutos, o prédio fica todo iluminado. Mas não é uma iluminação qualquer. O jogo de luzes se aproveita da fachada, das colunas, das janelas e de cada pequeno detalhe do prédio para montar cenários e contar pequenas historias. A iluminação vai desde um rio, onde as janelas representam cascatas, até um kit de DJ, com as colunas como reguladores de som.

E a praça, que é bem movimentada, por 15 minutos para. Todos que estão passando chegam mais perto para ver, e sentam no chão mesmo. Parece um teatro ao ar livre. Quando acaba, as pessoas levantam e num piscar de olhos a praça volta ao seu movimento habitual.

Também aproveitamos esse clima agradável para fazermos um churrasco uma noite dessas. Eu era o único brasileiro, o que me permitiu ver como era um barbecue tipicamente francês. Até no churrasco a refeição foi bem separadinha. Primeiro o apero, depois a entrada, então o prato principal, seguido pela sobremesa, e, por fim, um digestivo. Consegui encontrar uma cachaça no supermercado, então deu para fazermos algumas caipirinhas, que todos adoraram. A carne, no entanto, não lembrava nem um pouco um churrasco brasileiro, parecia mais um hambúrguer. De qualquer forma estava tudo muito bom, e comemos realmente muito bem. Foi difícil acordar cedo no outro dia para ir trabalhar. 

Um comentário:

  1. Noossaaa... até poderia ficar com pena de vc, um estagiário sozinho no trabalho, sem direito as férias, se eu não soubesse o que vc estará fazendo daqui a alguns dias.... ;)
    Legal, Kenji! Conhecendo Toulouse, consigo imaginar exatamente o qu vc está contando!
    E, quando vc voltar, organizamos um churrasco... o que vc acha?

    Beijos
    Suleima

    ResponderExcluir