domingo, 18 de dezembro de 2011

Amsterdam - Forum - Começo das férias

É , este post promete ser grande.

Amsterdam
Final de semana passado fomos pra Amsterdam. Saimos da Supélec a meia noite para enfrentar uma viagem de onibus de sete horas. Quando chegamos em Amsterdam eu nunca senti tanto frio. Deixamos as mochilas no hostel e saimos. Comemos um café da manhã bem reforçado em um restaurante e fomos conhecer o museu/casa da Anne Frank.

No caminho pro museu a cidade nos encantou. Tem varios riozinhos que a cortam, o que da um visual muito bonito. A cidade parecia bem sossegada naquela manhã de sabado, e ficamos imaginando como deveria ser bom morar em uma daquelas casas.

Durante a visita ao museu lembrei do livro que tive que ler na escola, o Diario de Anne Frank. É inimaginavél as coisas que as pessoas tinham que fazer durante a época da guerra.

As 2 da tarde voltamos pro hostel para fazer o chek-in no nosso quarto, e saimos para ir almoçar. Encontramos um restaurante argentino. Fazia tempo que a gente não comia uma carne de verdade, boa, suculenta, que nem no Brasil. E a costela alem de ser muito boa era gigante.


Isso porque ainda tinha um prato de salada e um outro de batata fritas para cada um.

De noite demos uma passada rapida em um cassino, onde todo mundo perdeu um pouco de dinheiro, e fomos conhecer a noite de Amsterdam. Foi muito engraçado.

No outro dia, acordamos com medo de termos perdido o café da manhã do hostel, mas conseguimos pega-lo. Fomos para o museo Van Gogh, onde tem varios quadros incriveis, e depois fomos para um monumento “I amsterdam”, tirar umas fotos.

O “I amsterdam” é um letreiro, e um ponto turistico, todos que vão visitar Amsterdam vão tirar uma foto nele. Acontece que tinham colocado uma pista de patinação no gelo bem em frente ao letreiro. Quando chegamos no letreio, quase fomos atingidos por bolas de neves. Um grupo de crianças que estava na pista de patinação de gelo começou a fazer bolas de neve com o gelo da pista, e jogar em todo mundo que chegava perto do letreiro. Chegamos um pouco mais perto, e ficamos tentando pegar alguma das bolas de neve que eles jogavam para jogar de volta. Ficamos um bom tempo ali nos divertindo. Quando finalmente decidimos tirar as fotos, foi bem dificil. Ali da frente do letreiro, tinha um grupo de umas 10 crianças e um senhor mirando com bolas de neve na gente. Tinhamos que manter um olho na camera e outro neles.

As 4 da tarde saimos de Amsterdam. E mesmo chegando só a meia-noite na Supelec, e estando bem cansado no outro dia, essa viagem valeu muito a pena!


Forum Centrale-Supélec
O problema foi que depois de chegar de Amsterdam, eu ainda tinha que acabar de preparar os meus curriculos. Na terça-feira teve o Forum Centrale-Supélec.

Esse é um evento que junta varias empresas e você pode ir conversas com as pessoas responsaveis, para tentar arranjar um estagio. O que acontece é que no final do segundo ano de uma grande école (que é o que eu estou fazendo agora) os alunos tem que fazer um estagio minimo de 2 meses durante as férias. E no final do terceiro, e ultimo, ano, o estagio tem que ser de no minimo 6 meses.

O Forum era bem grande, tinha 140 empresas, em varias areas. Empresas como Alston, Schneider, Siemens, PSA, Renault, Michelin, HP, Crédit Suisse e varias outras.

Embora a maioria das empressas procure mesmo estagiarios para no minimo seis meses, acabei deixando bastante curriculos. Agora é esperar para ver o que acontece.

Depois do Forum fomos com um pessoal da Centrales comer no restaurante japoneis que a gente sempre vai. Lá é rodizio, e um dos garçons estava duvidando que a gente conseguisse comer tudo o que a gente tinha pedido. Claro que conseguimos.


Começo das férias
Sexta-feira foi o ultimo dia de aula, ultimo dia antes dessas férias tão necessarias e merecidas. Mas antes, na quinta, teve a ultima festa do ano aqui na Supélec.

Depois de ter durmido pouco no fim de semana, e pouco tembém preparando as coisas pro Forum, na quinta-feira eu acordei com uma dor de garganta horrivel. Mas de noite, iam ter duas festas, uma com os estudantes estrangeiros aqui na Supélec, e a outra, a ultima festa dessa gestão do BDE (“bureau des étudiants”, tipo um gremio) a Snow Limit.

Fomos primeiro na festa que tinha os outros estrangeiros, mas também tinham alguns franceses. Era em um apartamento. Lá eu recebi uma das melhores noticias da semana, fiquei sabendo que eu tinha sido aprovado na primeira sequencia de Alemão! Eu tinha tirado 10 (as notas aqui são sobre 20) e eu pensava que a média para linguas era 12, mas na festa alguem me explicou que a média é 10 mesmo, o que significa que eu passei!

Por volta da 1 da manhã fomos para a Snow Limit. Tava muito frio, e corremos de um predio até o outro. A festa estava muito boa, era open bar, e tinha uma maquina que soltava uma espuma para parecer neve. Cheguei em casa às 5 da manhã.

Não sei como acordei no outro dia as 8:40, e como consegui chegar na aula que começava as 8:45. Verdade que eu cheguei meio atrasado mas o professor ainda não tinha começado a dar matéria. A sala estava meio vazia, e como eu acordei meio alegre ainda, durante a primeira aula eu estava sem sono e copiava tudo o que o professor passava, até alguns comentarios que ele só falava. O mais incrivel é que na sexta a dor de garganta que estava me matando na quinta tinha sumido.

Foi duro ter que fazer mais um lab a tarde, mais pelo menos, agora eu estou de férias!

2 comentários:

  1. Post grande, mas cheio de histórias vibrantes!!! Adorei!
    Boas férias, Kenji!!! Boa viagem e... FELIZ NATAL!!!!

    Beijos
    Suleima
    p.s. essa costela me deu uma fomeeee...humm

    ResponderExcluir
  2. ôo, Kenji!

    Ouvi falar de um Distrito da Luz Vermelha, em Amsterdã... Bem interessante... Não conheceu, não? Mas acho que a freqüência lá deve ser mais no verão e na primavera. Ouvi falar, também, que o povo holandês é bem "cuca aberta", com um senso de praticidade bem diferenciado. Você não conheceu nenhum holandês ou holandesa por lá?

    Churrasco argentino é muito bom mesmo, hein! E as batatas fritas são chamadas de papas fritas e são bem tradicionais por lá. Isto é, os argentinos são fissurados por batatas. É como o arroz para os brasileiros.

    O Forum deve ter sido bem legal. Principalmente para conhecer o que as empresas francesas querem com relação aos estudantes. Com certeza o resultado do envio de seu currículo chegará em breve. Estou torcendo bastante.

    Parabéns por esse final de ciclo. Agora é curtir bem as férias!!
    Abraços,

    Nelson.

    ResponderExcluir