sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Club Innovation

Em dezembro o Raul, professor brasileiro aqui na Supelec e responsavel pelo acordo de duplo diploma da Supélec com o Brasil, veio falar com a gente sobre a idéia de dois projetos que o professor Filipe tinha sugerido. Um deles é uma rede de microfones, que detecta de onde vem o sinal sonoro, e o outro é um carro eletrico, o qual a gente utilisaria como plataforma para fazer outros projetos.

Tiveram as férias, e em janeiro o professor Raul surgiu com a idéia de criar um clube. Assim, os projetos que fariamos não serial apenas pontuais, mas parte de algo maior. Ficou decidido então a criação de um clube de inovação, que chamamos de I2N (Club Innovation).

Janeiro foi um muito pesado, principalmente por causa da semana de provas no final do mês. Com isso, estavamos trabalhando em passos bem lentos no processo de crição do clube. No fim do mês, tinhamos começado a fazer um site, e tinhamos também decidido que o nosso primeiro projeto seria o carro eletrico.


Então, logo depois daquela triste semana de provas no fim de janeiro, as coisas começaram a mudar.

Eu e o Janailson fomos como representantes do clube falar com a direção de pesquisa da escola. Ia ter uma tarde na Supélec reservada para apresentações sobre a importancia da inovação e da pesquisa, uma excelente oportunidade para apresentarmos o clube para o mundo.

Na terça, 7 de fevereiro, eu e o Janailson fizemos uma pequena apresentação para todos os alunos de primeiro e segundo ano, no anfiteatro Janet. Eu era o primeiro a falar. Quando peguei o microfone, não sei se realmente aconteceu, ou se foi a minha cabeça, mas eu não escutava nenhum som, parecia que todos estavam em siliencio e mais de duzentas cabeças estavam viradas para mim.

Acabou dando tudo certo, e naquela noite recebemos alguns emails de alunos interessados em fazer parte do clube.

As coisas estavam indo bem, tinhamos até começado um contato com uma associação que estava interessada em nos ajudar com um investimento inicial. Então, na sexta passada algo inesperado aconteceu.

Um aluno de doutorado e dois outros de terceiro ano entraram em contato com a gente, eles também tinham criado a menos de uma semana um clube de inovação na Supelec. As idéias do clube deles era muito parecida com a nossa, sem contar que eles estavão sabendo de um torneio o Trophée SIA, que é justamente sobre inovações em um carro elétrico.

Acabamos fundindo os dois grupos em um só. Esse aluno de doutorado frances trabalha para a Renault. Acabou então que o nosso clube agora esta sendo patrocinado pela Renault, e nos iremos receber um carro de verdade para poder participar da competição.

Fizemos uma reunião nessa terça, e apareceram bastantes alunos interessados. No total tinham vinte pessoas. Já estamos preparando a proxima reunião, e pesquisando para ver como iremos fazer o prototipo de um carrinho, que servira como plataforma para o desenvolvimento de outros projetos.

As coisas estão andando muito bem, e graças à Deus, semana que vem é férias!

2 comentários:

  1. É... essa temporada em Paris não é mesmo uma viagem só de lazer! Trabalhos, estudos, projetos e até a “triste” semana de provas :)

    Torço muito também para o seu sucesso nos novos desafios que estão surgindo! Nossa Senhora te proteja sempre!

    Beijos
    Suleima
    p.s. Ahh... boa semana de férias (mas, de novo??)!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Kenji, pelo "clubinho"!!!! hehehe
    Acho que vai ser uma ótima experiência! Estou torcendo muito por vocês.
    E se o site tivesse versão em francês e em português? Será que daria muito trabalho?
    []s,
    Nelson

    ResponderExcluir