domingo, 31 de março de 2013

Fim! - Au revoir Supélec


Depois das férias foi só correria. Tivemos uma apresentação de Mec Flu Numérique na terça, e na outra semana, duas provas, Ecoulements Compressibles, e Aerodynamique, que estavam bem difíceis. Finalmente sexta, dia 22 chegou. Mesmo tendo ainda uma semana de aula, o Cassez Vouz les 3A, a festa de despedida para o pessoal do terceiro ano, foi naquela sexta.

Já dava para sentir o gosto do fim da Supélec, estouramos uma champagne e fomos com tudo para a festa. A festa não estava lotada, e nem simpática. Todo o resto da Supélec estava na véspera da semana de provas, então ao invés de irem para a festa, tinham que ficar estudando. Mas mesmo assim a festa foi muito boa. Era a ultima festa na Supélec, podia estar vazia, mas o ambiente estava alegre, reflexo da sensação de liberdade que nos do 3 ano estávamos sentido. Eu e o Janailson ficamos até o final, até o Connemara.


Mas temos que lembrar que estávamos na Supélec. Uma semana de aula quer dizer muita coisa ainda. Aquele final de semana foi sem descanso. Na segunda de manhã prova oral de Identification, e de tarde apresentação do CEI (projeto parecido com um TCC). De novo senti o gosto da Supélec acabando, todas as provas já tinham acabado! Mas faltava o resto da semana, e embora a apresentação tenha sido na segunda, terça o dia e a noite inteira tivemos que ficar acabando o relatório do CEI. Na quarta fui de novo dormir tarde, para fazer o relatório de um EL (laboratório).

Na quinta, íamos visitar uma usina nuclear. A saída estava prevista para as 6, e o encontro seria as 5:45. Quando acordei e olho no relógio eu vejo: 5:44. Nunca corri tanto na vida. Cheguei um pouco atrasado, mas o ônibus ainda não estava lá.


Para chegar até a central nuclear de Chooz foram mais de 4 horas e meia de viagem. Quando chegamos lá, após uma apresentação nos separaram em dois grupos. Eu estava no que iria visitar primeiro Chooz A, uma usina desativada desde 1991, que esta em desconstrução. Por causa disso, pudemos entrar até a sala onde ficava o reator nuclear, existe um buraco gigante no chão.

Mas existe uma segurança muito forte. Para entrarmos na sala do reator, antes tivemos que passar por um vestiário, onde deixávamos toda a nossa roupa em um armário. Então, íamos só de cueca até uma outra sala onde eles nos davam um macacão especial, luvas, meias, sapatos, óculos, um kit de 1os socorros e um medidor de radiação.

Para sairmos, o processo era ainda mais complicado. Primeiro tínhamos que passar o kit de 1os socorros e os óculos em uma maquininha, que media a radiação. Depois passávamos por um escâner. Tirávamos o macacão, ficávamos só de cueca e passávamos por um outro escâner. Por fim, depois de estarmos trocados de volta, para sairmos do parque tínhamos que passar por um ultimo escâner.

O problema foi que quando eu e o Pierre colocamos os nossos kits de 1os socorros na maquininha, ela apitou. Quando eu olhei para o mostrador, que falava algo como: “Material infectado” eu não pude acreditar. Eu não pensava em nada, e ao mesmo tempo estava paralisado. Então, um dos técnicos falou com outro, e esse ultimo disse que a maquina só deveria ler um kit por vez. Todos os kits são um pouco contaminados, mas quando se colocam dois juntos, eles passam do valor aceitável.

Depois desse sufoco deu para aproveitar o resto do passeio, que foi bem interessante. No final do dia, estávamos esperando o outro grupo, e quando finalmente eles chegaram e nos pensamos que poderíamos ir embora, um professor falou que um dos alunos tinha sido contaminado, e que o pessoal da central nuclear estava falando com ele.

Eles detectaram a contaminação somente no ultimo escâner, antes de sair do parque. Depois de quase 45 minutos de espera alguém vem falar que o pé dele é que estava contaminado. Mais uma meia hora passa e falam que era o sapato. Depois de mais um tempo, voltam e dizem que na verdade era uma das meias. Por fim, depois de quase duas horas, eles coletaram a meia dele e deram um par novo, e pudemos voltar para a Supélec. No entanto, por causa disso, eles iam lançar todo um procedimento de busca, porque a meia dele foi infectada no vestiário, e então eles vão procurar de onde veio o vazamento.

Depois de tudo isso, após chegar em casa mais de meia noite, ainda tive que ficar acordado quase até as 4 para acabar o relatório do EL. O gosto e alegria de que a Supélec acabou é mais forte do que nunca, embora eu ainda tenha mais um relatório de uma mineur (eletiva) para entregar até o fim da semana.

O fim de semana eu passei preparando as malas e arrumando o quarto. Hoje a gente se reuniu aqui na Supélec mesmo, já que amanhã de manhã eu viajo para Toulouse. Todos os brasileiros da primeira promo, que chegaram na Supélec no meio de 2011 e ainda moram em Gif acabaram indo, e até o Mauricio que mora em Rennes (não que ele estivesse aqui especialmente para isso, mas enfim), sem contar mais um pessoal que chegou depois.

Incrível como passou rápido, e um dos momentos mais difíceis da minha vida acabou de acabar. Lembro como se fosse ontem quando estava chegando na Supélec, e não acreditava como isso realmente era longe de tudo. Mais incrível ainda é que todos que estavam hoje naquela sala, eu não conhecia de verdade a 1 ano e meio atrás. Hoje são simplesmente as pessoas que eu mais sou próximo, com quem eu falo nos momentos de dificuldades, e que me ajudaram muito durante essa fase turbulenta, durante esse 1 ano e meio que estão incrustados na minha memoria, com muito suor, sofrimento, alegria e lagrimas.

Chegar em casa no final da noite, ver tudo quase arrumado, uma ou outra coisa faltando ainda para colocar na mala, e um mundo totalmente novo aberto ao meus pés. Eu poderia estar falando de hoje, como de uma noite de julho de 2011, à quase 10.000km de distancia, em São Paulo.

Depois daquela noite, muita coisa mudou. Agora eu sinto aquele frio na espinha, mistura de medo e alegria para ver o que vai acontecer depois de hoje à noite. 

2 comentários:

  1. Parabéns, Kenji!! Como estou orgulhosa de você! Mais uma etapa vencida! E como vc fez bonito! O meu filhotinho já é um homem, que venceu as dificuldades de estar em um país distante, falando uma outra língua, longe dos mimos dos pais, se cuidando sozinho, cursando uma das melhores e mais difíceis escolas francesas. Vc ainda soube conhecer diferentes países - e como vc passeou, hein? - mas sem comprometer os seus principais objetivos. Parabéns mais uma vez!
    Essa ansiedade pelo que virá nos próximos dias é natural. Acho que vc percebeu que eu tb estou ansiosa, mas tenho certeza que será mais uma experiência gratificante. Confio em vc e sei que seu desempenho será brilhante. Muito sucesso!
    Te amo muito
    Beijos
    Suleima

    ResponderExcluir
  2. Kenji,

    Estou muito orgulhoso de você. Tenha certeza que me realizei em todas as experiências pelas quais você passou.
    Agora é uma nova etapa e a Páscoa reflete muito bem isso: um renascimento.
    Todos os amigos que você fez nesse pouco tempo serão, para sempre, amigos muito queridos, pois vocês passaram momentos muito difíceis e estão todos de parabéns: vocês acabaram se unindo e se ajudando uns aos outros. A vida é assim, não se trabalha ou vive de forma individual. É o coletivo que acaba contando e saber trabalhar em equipe é que é a chave do sucesso.
    PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir