sexta-feira, 29 de março de 2013

Itália - Parte 2 - Roma e Vaticano


É verdade que o inicio da viagem foi corrido, mal ficávamos um dia em cada cidade. Mas se fizemos isso, foi porque queríamos passar o mais tempo possível em Roma, e essa foi uma escolha certa.

Chegamos em Roma, eu e o Fernando, quinta por volta da hora do almoço. Depois de deixarmos as coisas no hostel e almoçarmos a primeira coisa que fizemos foi dar uma rápida passada no Vaticano.  Depois, fomos até o Spanish Steps, uma escadaria que era o ponto de encontro de um free tour.

O guia nos mostrou varias coisas e nos contou varias historias incríveis de Roma, que mostram como o império romano era extremamente desenvolvido, muito mais do que em praticamente toda a idade média. No meio de algumas praças, existem obeliscos gigantes e em perfeito estado, que foram trazidos do Egito até lá, isso a muito tempo atrás, ainda na época do  império romano. As fontes, normalmente ficam em um níveo mais baixo, e elas não jorram agua para cima. Isso porque a agua que vai até elas vêm, mesmo hoje em dia, de aquedutos, os mesmos que foram construídos pelos romanos.

Durante o tour vimos também varias igrejas, uma com algumas esculturas de Bernini, outras com uma arquitetura mais renascentista. Passamos por um belo boulevar e fomos até o Pantheon. Olhando para o Pantheon, realmente eu o achei uma bela obra de arquitetura, mas o que me impressionou mesmo foi sua historia. Antigamente, ele, como o Coliseu, era totalmente coberto de mármore, que foi pilhado quando o império romano caiu. No entanto, o interior do Pantheon ainda é muito bonito. Mas o mais incrível é o seu domo, que além de ser enorme, é perfeitamente simétrico com o interior. O domo é tão grande e a tecnologia que eles tinham era tão avançada que 1500 anos mais tarde, quando Michelangelo projetou a Basílica de São Pedro, ele criou um domo menor porque eles não eram capazes de construir um tão grande como o do Pantheon. E mesmo antigamente tendo sido uma construção pagã, hoje ele é um prédio cristão, e lá esta a tumba do artista renascentista Raphael.

O tour acabou na Fontana de Trevi, que é muito bonita.









No outro dia, fomos de novo até o Vaticano. Naqueles dias o conclave para escolher o novo Papa ainda não tinha começado, mas eles já tinham fechado a Capela Sistina para preparação. De toda forma, só a praça São Pedro já é muito bonita, e o interior da Basílica então é espetacular.

A Basílica de São Pedro é grande, e com muitos ornamentos, mas são varias coisas que fazem dela um lugar marcante. Logo perto da entrada fica a Pieta, de Michelangelo. A beleza e a perfeição da obra é tanta que chegam a emocionar. A famosa estatua de São Pedro também esta ali na Basílica, e em uma das capelas esta a tumba de João Paulo II.

Uma pequena escada leva para um nível inferior, onde estão as tumbas de vários Papas.

Subimos também até o terraço. A vista de lá é muito bonita. Da para ver a praça de um ângulo muito legal, e embora ela estivesse um pouco movimentada, era estranho pensar que em apenas alguns dias ela estaria completamente repleta de pessoas esperando o anuncio do novo Papa.


 




Depois, fomos para o Coliseu. Para falar a verdade no inicio me decepcionei um pouco. Esperava algo muito maior, e muito mais bonito. O Coliseu de hoje é apenas uma sombra do majestoso circo de espetáculo construído a 2000 anos atrás. O interior, antigamente com todas as arquibancadas de mármore, não esta tão conservado. A fachada apresenta vários buracos, representando os lugares onde as enormes placas de mármore eram presas. Uma coisa foi que o Coliseu aumentou ainda mais a minha admiração pelo império romano.



Antes de voltarmos para o hostel passamos em mais uma igreja. O numero de igrejas importantes em Roma é absurdamente alto, e o interior de muitas delas é de tirar o folego.

Aquela noite fomos para um pub crawl, o Spanish Steps Pub Crawl. A propaganda que fizeram foi muito boa, mas o inicio da noite não estava nada prometedor. Estávamos em um bar não muito grande, e bem vazio. Mas isso acabou sendo bom, acabamos nos enturmando muito fácil com o resto do pessoal que estava no pub crawl, e o resto da noite acabou sendo bem divertida, mesmo que estivesse chovendo quando fomos do segundo pub até a balada, e o nosso guia ficasse nos enganando todo o tempo falando que tínhamos que sair do bar ou que já estávamos chegando na balada.


Mas, sábado de manhã, voltamos mais uma vez para o Vaticano, dessa vez para fazer uma visita guiada diferente, dica de um brasileiro que conhecemos em Firenze. Em um grupo pequeno, com uma guia muito boa, conhecemos a necrópole que fica embaixo da Basílica de São Pedro, e que foi descoberta apenas no inicio do século XX. Durante todo o trajeto, cada historia que ela contava conseguia superar ainda mais a historia anterior, e se completavam de uma forma perfeita. Não tem palavras para descrever o que vimos. As antigas casas, um mosaico, e no final, o tumulo de São Pedro, bem embaixo do altar da basílica. Foi não apenas o tour, ou a visita mais interessante que eu já fiz, mas o meu momento mais marcante na Europa até hoje.

De tarde, fomos conhecer o antigo Fórum Romano, que infelizmente hoje esta em ruinas. Demos uma grande volta para conseguir ver La Bocca della Verità, e o monumento a Victor-Emanuel II.



No domingo ainda passamos no Castelo Sant’Angelo e tomamos um ultimo sorvete em uma ótima gelateria. De noite, todos os aviões estavam atrasados por causa do mau tempo, e fomos chegar na Supélec quase a meia-noite.

Estava bem feliz, a Itália me surpreendeu bastante positivamente. Foi muito legal ver ao vivo e mesmo poder tocar em varias das coisas que ouvia desde pequeno nas aulas de historia. No entanto, foi só pisar na Supélec pra tomar um tapa na cara de realidade. E um bem forte. Tinha um trabalho para apresentar na terça, e tive que ficar acordado até às 5 horas da manhã de domingo, porque senão seria impossível acabar na segunda. Ótimo jeito de lembrar que estava em casa, mas felizmente já estava dando para ver a luz no fim do túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário