quarta-feira, 18 de julho de 2012

Belgica e Holanda



Era o segundo final-de-semana que meus pais estavam aqui. Sexta-feira, alugamos mais uma vez um carro, e dessa vez fomos viajar rumo à Holanda.

No caminho, ainda na Belgica, paramos para olhar um mapa, feito a moda antiga, de papel mesmo, uma vez que fora da França o meu celular não tem acesso à internet. E foi nisso que meu pai percebeu que ali perto, um pouco antes de Bruxelas, ficava Waterloo, local da última derrota de um do maiores homens franceses, Napoleão Bonaparte.

Tivemos que rodar um pouco a cidade até encontrar o campo da batalha de 1815. A batalha ocorreu em um campo amplo, e em um lugar, elevaram uma colina. No topo dessa colina colocaram uma grande estatua de um leão. Esse local simbolisa onde um pricipe foi ferido durante a batalha. Em cima dessa colina, tem-se uma vista panorâmica do campo, e existem placas explicando o posicionamento das tropas, e onde cada batalhão ficou. No campo, estão placas falndo onde ficaram fileiras de soldados, ou onde alguem importante morreu. Ali perto, esta também o ultimo quartel-general de Napoleão.

Continuando viajem, passamos de carro por Antwerpen. A uns seis meses atrás eu visitei Antwerpen. Foi incrivel passar por algumas ruas que eu pensava que nunca mais ia ver de novo; e ainda por cima, conseguir me localisar mais ou menos e lembrar que eu tinha andado justamente por elas.

Depois, fomos para Rotterdam, onde passamos a noite. Rotterdam é uma cidade portuaria, e um centro econômico muito importante. Então, ela apresenta uma arquitetura bem moderna, com alguns prédios diferentes. Mas isso não diminui a beleza de seus canais, onde ficam pequenos portos.

De manhã, antes de ir para Amsterdam, passamos num pequeno vilarejo chamado Kinderdijk, conhecida por apresentar vários daqueles mundialmente famosos moinhos de vento. Os moinhos de vento, uma vintena deles, se alinham perto de dois pequenos riachos. Há um caminho no meio das águas que leva até os moinhos. Ali, pode-se observar aquela paisagem tipica que se imagina da Holanda. E mesmo estando chovendo, e muito, a paisagem é muito bonita.


Em Amsterdam conhecemos o museu da Heineken. Ele é muito legal, e no final é possivel fazer uma garrafa de cerveja personalisada com o seu nome. Aproveitamos e depois fomos fazer o passeio de barco, que esta incluso na entrada do museu, pelos canais de Amsterdam. Passeamos um pouco pela cidade, vimos os seus lindos canais, e no outro dia, passeamos pelo parque onde fica o “I amstersam”. Descobri que a pista de gelo que tinha lá da ultima vez que eu fui é na verdade um pequeno espelho d’água.


Voltamos para a Belgica, para ir até Bruges. Meus pais também se encantaram por aquela cidadezinha medieval. Almoçamos na praça principal, com a vista daquela torre imponente. Passamos pela Basilique du Saint-Sang, pelas várias igrejas e canais que cortam a cidade. Bruges era também uma cidadee que eu já tinha visitado. Várias vezes eu lembrava dos lugares que eu passei, dos caminhos que eu fiz, e dos lugares que eu parei para tirar uma foto. Foi bom estar ali de novo. Interessante também ver as coisas que mudaram. As árvores mais floridas, parte da reforma de uma das igrejas tinha avançado, e um jardim novo que colocaram no patio da torre, sem contar o clima mais agradável.

Segunda de noite, então, estavamos de volta à Paris.

Um comentário:

  1. Como foi incrível essa viagem. E como é bom recordar agora com você! Até a chuva enfeitava os nossos passeios... Tenho certeza que foi por causa do seu empenho em escolher os roteiros, em elaborar a programação do que fazer, onde comer, como chegar... enfim, você nos proporcionou uma viagem maravilhosa!

    Te adoro!!!

    Beijos
    Suleima

    ResponderExcluir