segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fête de la Musique


Foi apenas depois de me mudar para a Europa que eu comecei a entender direito essa coisa de estações do ano, e isso que o verão tem de tão especial. Aquelas coisas que viamos em livros, das folhas caindo no outono, voltando a florescer na primavera, e dos dias mais curtos do inverno; coisas que realmente acontecem por aqui. Então, como não podia deixar de ser, para comemorar a época mais felilz do ano existe uma grande festa no solsticio de verão: a Fête de la Musique.

No dia 21 de junho, estava passando os dias com os meus pais em Paris. O dia começou meio cinza, chuvento. No inicio da tarde fomos procurar uma das atrações do dia, que estava tocando em um jardim ali perto. Mas por causa da chuva do inicio da tarde, os equipamentos da banda estavam enconstados na parede, e o pessoal estava ali apenas conversando. Depois de um tempo, fomos em um outro lugar, perto da Champs-Elysées, mas que também não estava lá essas coisas.

Comecei a achar que essa Fête de la Musique seria como a Nuit Blach, e que não veriamos nada de muito interessante naquele dia. Mas como eu estava enganado!

Depois de uma pausa em um café, tinha parado de chover e fomos até o Musée d’Orsay. Lá, mais a noite, teria a apresentação de um coral finlandeis. Chegamos com bastante tempo de antecedência, e já tinha bastante gente esperando do lado de fora. Quando abriram as portas, conseguimos pegar um lugar bom para ver a apresentação. A apresentação foi dentro do proprio museu. O museu fica em uma antiga gare. Assim, o meio dele é bem amplo, todo aberto, em um só andar. Essa parte é dedicada as esculturas. O coral ficou logo depois da entrada, que é feito no primeiro andar, em um lugar mais elevado, mas que tem uma visão direto pro centro do museu. O publico todo ficou naquele imenso patio, em meio às estruturas.

Quem cantou foi um coral finlandeis masculino, um dos mais respeitáveis do mundo. E aquela apresentação ali, bem no meio daquele museu, de uma arquitetura linda, e aquelas maravilhosas estatuas do lado, foi algo bem marcante.

E mal acabou a apresentação, saimos do museu, atravesamos o Sena e fomos logo até o Louvre. Lá também ia ter um espetaculo por causa da Fête de la Musique.

O concerto foi ali, no imenso vão que fica em baixo da piramide do Louvre. Era a orquestra de Paris que tocou. Junto com a orquestra, teve a apresentação também de um harpista, que tocava muito bem. Era para a apresentação durar uma hora. Mas ela estava muito boa. Depois dessa uma hora, o pessoal aplaudiu tanto e pediu bis, que o maestro voltou para tocar mais uma musica. Quando ele saiu, tudo se repediu, e ele voltou para tocar uma outra.

Foi um dia memorável, e um jeito e tanto de começar o verão.

Um comentário:

  1. Você destacou muito bem: a apresentação do coral finlandês no Musée d’Orsay e a orquestra de Paris no Louvre tornaram a Fête de La Musique um evento inesquecível. Lindo demais!!!

    Beijos
    Suleima

    p.s. Uma foto no Musée d’Orsay? É permitido???... rsss

    ResponderExcluir