segunda-feira, 23 de julho de 2012

Val de Loire


Então chegou o ultimo final de semana antes de meus pais voltarem para o Brasil, e decidimos aproveitar esse tempo passeando sábado e domingo no Val de Loire, uma região da França conhecida por seus vários castelos. Sábado, 7 de julho, fomos cedo para a gare de Lyon alugar mais uma vez o carro, e começamos a notar que julho realmente é alta estação aqui na Europa. Tivemos que esperar bastante tempo na fila, e depois, para sair de Paris, pegamos um trânsito bem grande.

Para fugir do transito, saimos da rodovia principal. Decidimos então que passariamos em Orleans apenas na volta. Esse desvio fez com que passassemos inesperadamente por Châteaudun, uma cidade que eu nunca tinha ouvido falar. Mas, lá estava tendo uma feira mediavel. As ruas estavam repletas de barraquinhas, vendendo comidas e objetos tipicos, e os vendedores e várias outras pessoas estavam vestidas à carater. Uma coisa bem legal.

Continuando viagem, passamos rapidamente por Blois, e fomos seguindo o rio até Amboise. O Château d’Amboise fica em cima de uma colina, de onde se tem uma vista privilegiada do rio. Ele não é muito grande, mais apresenta um jardim muito bonito que é cercado por muros. Ele não é famoso apenas porque alguns reis francêses moraram lá, mas Leonardo da Vinci chegou a morar lá tambem. Alem disso, Leonardo esta enterrado ali, em uma capela que fica no jardim.

Fomos então para Tours, procurar um hotel para passar a noite. Em todas as viagens que fizemos, não tinhamos reservado hotel com antecedência. Sempre chegavamos na hora, viamos qual era a melhor cidade para pousarmos, e procuravamos um hotel. Nunca tivemos muitos problemas com isso, mas em Tours, estava impossivel achar um hotel com quartos livres. Com o verão e o inicio das férias tudo estava lotado. Foi depois de várias indicações que finalmente achamos um lugar com vagas.

Deixamos as coisas rapidamente no hotel, e fomos até o Château de Villandry, que fica ali perto. Naquela noite, ia ter um espetaculo especial no castelo. Eles iluminaram todo o jardim, que era bem grande, com várias lanternas iluminadas por velas. Tinham algumas atrações, como um pessoal cantando, uma apresentação com um cavalo, e para finalizar, meia hora de queima de fogos de artificio. Os fogos foram soltos perto de um lago, que fica no jardim do castelo, e eles acompanhavam o ritmo da musica ao fundo.



No outro dia, depois de conhecer um pouco de Tours, cidade que começou a ser criada no século I, fomos até Chenonceau. O acesso aos jardins do castelo é pago. Mas não queriamos entrar nesse castelo, apenas ve-lo por fora. Então, demos a volta no rio e fizemos uma pequena trilha para chegarmos até ele. É um castelo muito bonito, que fica sobre o rio, ligando uma margem à outra.


Depois, passamos rapidamente por Cheverny, e fomos até o Château de Chambod. Esse castelo fica em uma propriedade gigante, onde algumas pessoas vão para caçar. O castelo foi inicialmente construido como um lugar que o rei utilizava quando estava caçando. Mais tarde chegou a ser expandidos por outros reis, como o Louis XIV. Com certeza esse é o castelo mais imponente do Val de Loire, e o maior. O interior apresenta trofeus de caça e uma escada que dizem ter sido projetada por Leonardo da Vinci. Lá dento, durante a visita, ficava tocando uma banda, que todo o tempo ia andando pelos aposentos do castelo.




Antes de voltar à Paris, passamos por Orleans.  É incrivel como a cidade ainda se lembra e homenageia a Joanna d’Arc. Ela liberou a cidade de um cerco a mais de 500 anos atras. Na frente da catedral da cidade, tem duas estatuas em homenagem à ela. No hotel de ville, alem de uma estatua, tinha um cartaz falando sobre um festival que iria comemorar os 600 anos de seu nascimento. A avenida principal da cidade antiga leva o nome dela, e um ponto turistico muito famoso foi a casa onde ela ficou.

Jantamos em Orleans e depois voltamos para Paris.

2 comentários:

  1. Sim, fechamos nossa temporada por aí com chave de ouro. Mais uma vez, nos encantamos com o roteiro. Avistávamos ao longe os castelos e à medida que nos aproximávamos, percebíamos sua grandeza e beleza. Impossível destacar um.

    Cada visita, uma particularidade... a Feira Medieval; a vista do alto do Château d’Amboise; a queima de fogos com música no Castelo de Villandry, iluminado apenas por lanternas; a beleza do castelo de Chenonceau; a imponência do Château de Chambod ... enfim, que viagem maravilhosa!

    Beijos
    Suleima

    ResponderExcluir
  2. Este fim de semana foi muito surpreendente e fascinante. Não imaginava que os castelos pudessem apresentar tanta coisa bonita e interessante. Aprendi muita coisa e as vistas eram maravilhosas. Tivemos uma mistura de passeio, cultura e aventura nesse final de semana. Cada vez mais a França tem subido em meu conceito pois o seu povo sabe preservar sua cultura, história e tradições.
    Kenji, muito obrigado pelo que nos mostrou!
    Abraços,
    Nelson.

    ResponderExcluir